• Marco Piscies

Sugestão de leitura: Literassex, por Gustavo Araújo


Foi com estranheza que percebi que ainda não havia indicado nenhum conto do Gustavo Araújo por aqui. Que calúnia! E não foi por acaso que ele acabou ganhando o último desafio literário do Entre Contos, com o tema Comédia. O cara já ganhou um sem-número de outros desafios, e acabou de adicionar um troféu sorridente à sua estante.

Literassex é um conto diferente de tudo o que eu li do Gustavo. Autor de romances que tocam o coração e a alma, como Pretérito Imperfeito e O Artilheiro (que ainda não li mas só ouço elogios), neste desafio de comédia ele abraçou a causa e conseguiu demonstrar suas habilidades de camaleão. Mudou completamente o estilo, mimetizando autores consagrados do ramo como Érico Veríssimo. O resultado, além do merecido primeiro lugar, foram muitas risadas e um texto que diverte do início ao fim.

Literassex é um conto com uma premissa absurda, transformada em caricatura e muito bem trabalhada pelo Gustavo. Ele explora o sexo sem transformar o texto em pornografia, abordando o famoso tema da "Beleza Interior", levando-o a extremos cheios de irreverência.

Alem da criatividade, Gustavo é um mestre na arte de expressar sentimentos em palavras. Durante a leitura, pude sentir as indecisões do protagonista, assim como suas vergonhas e suas ânsias. Gustavo é mestre nisso: pôr o leitor na pele do personagem, fazendo-o sentir o que ele sente e ver o que ele vê. Isso, somado a uma técnica infalível, faz com que a leitura deste e dos seus outros contos seja um verdadeiro deleite.

Leia este conto clicando aqui

Gustavo Araújo é uma espécie de mentor para mim e para muitos outros autores que conheço. Além de sua eterna paciência e dedicação para organizar e manter as engrenagens do site Entre Contos girando, ele também é um excelente escritor. Não preciso ir muito longe para provar isso: ele faturou o primeiro lugar em "apenas" cinco desafios literários do Entre Contos.

Se você gostou do que leu em Literassex, espere só até ler os seus livros! Recomendo Pretérito Imperfeito, para começar.

Conheça um pouco mais sobre ele nos links abaixo:

Perfil no Entre Contos

Além do primeiro lugar faturado pelo Gustavo Araújo no desafio de Comédia, o pódio também tem outros dois contos que sugiro a leitura. São geniais!

Tutoriar - Conto que ficou em segundo lugar, do autor Fabio Baptista. Sério, estou ficando cansado de falar dele aqui. O maldito está em todas! (rs rs rs) Este conto é genial. Fala de certos dilemas do nosso dia a dia, de como a grama do vizinho é sempre mais verde, e de como um personagem inusitado lida com estas situações. Vale a pena a leitura!

Por favor, me deixe longe do Top 10 - Terceiro lugar do desafio. Um conto muito engraçado escrito pelo Vitor de Lerbo. Ele usa um pouco da metalinguagem que alguns autores do Entre Contos gostam de usar, mas o faz de maneira tão bem encaixada, que torna-se parte natural do conto!

Deixe um comentário abaixo!

#Sugestão #EntreContos #Conto #Imagem #FabioBaptista #GustavoAraújo #VitordeLerbo

0 visualização
Fabio Baptista
Fabio Baptista
Fabio Baptista